**Visualizações**

sexta-feira, 30 de março de 2012

**Cuidados para uma gravidez saudavel**


Quantos quilos a mulher deve ganhar durante a gravidez? Que alimentação seria a ideal? Que cuidados com o seu corpo seriam fundamentais?
Antes de qualquer coisa, toda mulher que deseja engravidar e está com excesso de gordura corporal deve ser encorajada a emagrecer segundo uma dieta saudável e consciente. As mulheres que fumam, ingerem bebidas alcoólicas em excesso ou usam qualquer outro tipo de droga devem parar. Na verdade, o ideal seria que os pais (mãe e pai) decidissem interromper tais hábitos nocivos no momento de planejar a concepção da criança, pois seus efeitos maléficos podem afetar a qualidade genética de óvulos e espermatozóides.
Mas, qual o peso ideal da mamãe ao final da gestação? Essa é uma questão que todas as gestantes têm curiosidade em saber. Na primeira metade do século 20, devido aos problemas de pressão arterial gerados pelo excesso de peso materno, as recomendações eram de não ganhar mais de 9 kg. Porém, ao se constatar bebês nascendo com baixo peso e suas conseqüentes complicações, a previsão de ganho de peso na gravidez foi liberada. Em 1990, o U.S. Institute of Medicine (IOM) publicou importante trabalho que recomendava o ganho de peso de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) materno na pré-gestação.
Calcule o seu IMC = Peso (kg) : (Altura x Altura)Exemplo: Peso 60 kg – Altura 1,67 cm à IMC = 60 : 1,67 x 1,67 = 21,51
IMC antes do início da gravidezGanho de peso recomendado
IMC menor que 20 (baixo peso)12,5 até 18 kg
IMC entre 20 e 26 (normal)11,5 até 16 kg
IMC entre 26 e 30 (acima do peso)7 a 11,5 kg
IMC maior que 30 (obesa)Pelo menos 6 kg
Importante: Trata-se apenas de uma referência básica. Deve-se ressaltar que existem vários outros fatores que podem influir no peso da criança ao nascer, como o fumo, o uso de drogas e um acompanhamento pré-natal inadequado.
Os efeitos do álcool e cigarro na gravidez
Cigarro e álcool têm que passar a léguas de distância de uma mulher grávida. Ambas são substâncias altamente tóxicas e fazem mal à mãe e ao bebê.
O álcool pode provocar a síndrome alcoólica fetal que, além de resultar na má formação de alguns órgãos vitais pode provocar lesões irreversíveis no sistema nervoso do feto.
Quanto ao cigarro, os filhos de mulheres fumantes nascem abaixo do peso, com menor estatura e tendem a apresentar problemas respiratórios futuros. É válido ressaltar que as crianças cujas mães fumaram durante a gravidez podem até recuperar o peso, mas a estatura costuma permanecer abaixo do normal.
A alimentação consciente da gestante
Durante a gravidez, as necessidades energéticas e corporais de alimentação diferem daquelas de uma não-gestante. Ao engravidar, o organismo começa um ajuste para providenciar meio-ambiente adequado para dar suporte à vida, ao crescimento do feto e para a amamentação depois do nascimento da criança.
As necessidades energéticas e nutricionais devem ser aumentadas para suprir a demanda adicional da mãe e do feto em crescimento. Suprir estas demandas dá segurança à gravidez, à saúde da mãe durante e após a gravidez e à saúde da criança ao nascer.
Durante a gravidez, a demanda energética total é de aproximadamente 80.000 calorias. Então, o aumento de consumo calórico durante a gravidez deve ser uma média de 300 calorias/dia para aquelas grávidas com peso normal no início da gestação.
Ou seja, é muito importante manter um aumento de peso adequado durante a gestação, incrementando em 20% a ingestão de proteínas e 50% de cálcio, dobrando também a ingestão de ácido fólico e ferro.
Conforme na tabela acima, o número total de quilos ganhos na gravidez varia de pessoa para pessoa, mas o esperado para a maioria das mulheres sadias é de aproximadamente 11 a 13 kg. Entretanto, o ganho real de peso deve começar no segundo trimestre da gestação, quando o aumento no consumo de proteínas e cálcio deve vir principalmente de laticínios e carnes leves (aves de criação orgânica e peixes).
O aumento de ácido fólico e do ferro normalmente é suplementado por complementos vitamínicos que também contêm zinco, cobre, cálcio e vitaminas B6, C e D. Esses suplementos são iniciados logo na primeira visita pré-natal ao médico. Mulheres vegetarianas devem suplementar maior quantidade de vitaminas D e B12.
Os primeiros 3 meses de gravidez
O desenvolvimento do feto passa a ser influenciado principalmente a partir do 17º dia após a concepção. Mas como a maioria das mulheres não sabe que está grávida neste período, o ideal é que a dieta seja adequada sempre, estando a mulher grávida ou não. Nas primeiras dez semanas o aumento de peso é pequeno, basicamente produzido pelo aumento do útero e volume do sangue da mãe. Nessa ocasião o feto pesa aproximadamente 5 gramas, igual a um morango.Alimentando-se corretamente a mãe aumentará um total de 1 a 2 kilos no fim do primeiro trimestre e sua barriga ainda será muito discreta.
Ao final destes primeiros 3 meses o embrião que era do tamanho de um grão de arroz terá cerca de dez centímetros e pesará cerca de 5 gramas. O mais importante dessa fase é que o bebê já tem todos os órgãos essenciais formados e seu coraçãozinho já pode ser ouvido.
O segundo trimestre da gravidez
A partir da 13ª semana a gestante começa a engordar cerca de 450 gramas/semana, até completar o final da gestação.No quarto mês já dá para saber o sexo do bebê e é quando se dá início à fase social da gravidez, quando já não dá mais para a barriga da futura mamãe ser confundida com gordura e as pessoas já interagem com a mulher como uma grávida. Todos os órgãos do bebê já estão formados e a natureza agora está totalmente voltada para o seu amadurecimento e crescimento. Portanto, são necessários cuidados EXTRAS com a alimentação que deve incluir altas doses de cálcio, ferro, alimentos frescos, crus e integrais (fibras), assim como complementos vitamínicos receitados pelo médico.
As consultas pré-natais prosseguem como desde o início da gestação. A grande novidade desta fase fica por conta do ultra-som por meio do qual o médico poderá dizer qual o sexo do bebê. É hora também de começar a colocar bastante atenção nos exercícios corporais e respiratórios que vão ser bastante úteis na hora do parto. Um médico ou um especialista em educação física poderão dar as dicas a esse respeito.
No mais, a mãe tem que procurar manter o equilíbrio emocional, as consultas em dia e os cuidados com o ganho de peso. Essas medidas ajudam a garantir um parto tranqüilo e o nascimento de um bebê saudável.
Os últimos 3 meses de gravidez – a contagem regressiva!
Para quando é? É menino ou menina? O bebê se mexe muito? Muito enjôo? Consegue dormir bem? A posição para dormir começa a incomodar bastante.O cuidado passa a ser redobrado com as emoções fortes, esforço físico, alimentação e com a saúde em geral.
É mais que chegada a hora da mamãe conversar com o bebê. Ele já escuta a voz da mãe e, ao nascer, a identificação entre eles será imediata. Nada mais natural, uma vez que passaram nove meses unidos e integrados. O papel de grávida, que foi desempenhado por nove meses, em algumas horas vai ser transferido para o de mãe, que vai durar por longos anos. O show da vida não pode parar.

Durante a amamentação

É comum ouvir das mulheres que estão amamentando que a fome aumenta e existe uma "crença" de que, como o gasto calórico aumenta nesse período, pode-se ingerir muitas calorias e não engordar. Essa informação é incorreta, pois a amamentação consome, em média, 500 calorias a mais por dia, o que corresponde a apenas 100 gramas de chocolate. Portanto, enquanto estiver amamentando, a mãe deve prosseguir com os cuidados com a alimentação que, repetindo, deve favorecer os alimentos frescos, crus e integrais.
DICAS E RECEITAS: Sucos DesintoxicantesSão ideais para serem tomados em jejum e nos intervalos das refeições. São fundamentais para hidratar, nutrir rápida e profundamente, além de manter o organismo prontamente limpo de venenos e toxinas. Futuras mamães precisam caprichar no consumo de raízes como a cenoura, a beterraba, o inhame e a bardana, pois elas irão ajudar na perfeita encarnação do bebê. Alimentos calmantes e refrescantes também são bem-vindos como o limão, o hortelã, a alface e a erva-doce.
- Bom humor - Limonada de uva - 1 xícara de uvas vermelhas ou negras partidas ao meio e sem a pele e as sementes + suco de 1 laranja lima + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador e servir imediatamente com 1 cubo de gelo decorando com um ramo de hortelã. Opcional: usar folhas (e talos) de hortelã no preparo da limonada e/ou substituir a uva por 1 maçã.
- Rejuvenescimento - Mousse de beta-caroteno - 1 xícara de manga cortada em cubos + 1 cenoura média picada + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador e servir em taça decorando com sementes de gergelim. Opcional: substituir a manga pelo mamão formosa ou pelo caqui.
- Prisão de ventre - Bomba Molotov - 1 xícara de mamão formosa picado em cubos + (3 ameixas pretas + 1 colher de chá de sementes de linhaça deixadas de molho em 3 colheres de sopa de água morna) + suco de 1 laranja + suco de 1 limão. Bater tudo no liquidificador e servir imediatamente. Beber mastigando.
- Digestivo e desintoxicante – 1 xícara de água de coco + 1 xícara de talos (e folhas) de erva-doce fresca + suco de ½ limão.
Café da manhã ou lanche entre refeições principaisSão receitas de lanches balanceados que devem ser ingeridos como café da manhã, lanche da tarde ou para quem não deseja jantar. Apresentam a composição ideal de proteína, carboidratos e gordura nutricional fundamentais para a saúde da mãe e perfeita formação do bebê.

- SALADA DE FRUTAS – Serve 2 porções

Ingredientes: 1 xícara de queijo cottage / 1 kiwi em cubos / ½ xícara de morangos partidos ao meio / 1 laranja picada / ½ xícara de mamão formosa ou manga em cubos / 12 castanhas de caju.
Preparo: Misture as frutas com o queijo. Divida em 2 taças e cubra com 6 amêndoas em cada.
- MUSLI DE MAÇÃ – Serve 2 porções
Ingredientes: 2 xícaras de iogurte natural desnatado / 1 maçã ralada com casca no ralador / 4 col. sopa de aveia em flocos / 2 castanhas do Pará moídas / 2 colheres de sobremesa de sementes de gergelim / suco de 1 limão / adoçante natural a gosto.
Preparo: Deixe a aveia de molho, durante a noite, em ¼ xícara de água. Pela manhã, acrescente o suco de limão e a maçã ralada rapidamente para não escurecer, o iogurte e o gergelim. Divida em 2 porções e cubra com a castanha moída.
- OMELETE DE RICOTA COM PÃO INTEGRAL - Serve 4 porções
Ingredientes: 2 claras + 1 ovo inteiro / 8 colheres de sopa de ricota amassada / 4 fatias de pão integral / 12 azeitonas sem caroço / folhas de alface, salsa e cebolinha picadas.

Preparo: Numa frigideira antiaderente, misturar as claras + ovo, a ricota amassada, as azeitonas picadas, a salsinha e cebolinha picadas e sal a gosto. Cozinhar até o ponto desejado. Dividir sobre cada fatia de pão as folhas de alface e por último a omelete.
- MOLHO DE IOGURTE COM FRUTAS – Serve 2 porçõesIngredientes: ½ xícara de queijo cottage / 1 xícara de iogurte natural desnatado / 1 ½ xícara de pêssego em pedaços ou a fruta desejada / 12 amêndoas / adoçante natural a gosto e folhas de hortelã picadas.

Preparo: Num liquidificador bata o queijo cottage com o iogurte. Tempere o molho com adoçante a gosto. Divida a fruta em 2 taças e regue com o molho. Decore com a amêndoa e folhas de hortelã. Mantenha na geladeira até servir.
Refeições Principais
São refeições balanceadas que devem ser ingeridas como almoço ou jantar; apresentam a composição ideal de proteína, carboidratos e gordura nutricional fundamentais para a saúde da mãe e perfeita formação do bebê. Não precisa ser acrescentado mais nenhum alimento, pois sua composição já está perfeitamente balanceada. A sobremesa ideal é uma fruta fresca e crua sem adição de açúcar ou adoçante.
-TORTA SALGADA DE QUEIJO - Serve 8 fatias balanceadas que devem ser acompanhadas de bastante salada verde e cenoura crua ralada.
Ingredientes: 350 gramas de ricota / ½ xícara de iogurte natural desnatado / 16 bolachas cream craker trituradas no liquidificador / 1 colher de sopa de molho de soja (shoyu) / 3 colheres de chá de tahine (manteiga de gergelim) ou manteiga / 1 colher de chá de gelatina em pó / 1 pimentão verde picado / 1 cebola picada / 1 talo de salsão picado / sal marinho e pimenta a gosto.
Prepar: Misture a bolacha com o tahine e reserve. Bata no liquidificador a ricota com o iogurte e vá acrescentando a cebola, o sal, o pimentão e o salsão com o liquidificador em rotação baixa. Misture em banho-maria a gelatina com uma colher de sopa de água e deixe até derreter. Junte a gelatina com a ricota e misture bem. Em uma forma redonda e rasa, coloque a metade da bolacha e aperte um pouco com os dedos. Despeje o queijo e leve à geladeira por 1 hora para endurecer um pouco. Polvilhe com o restante da bolacha e deixe mais 24 horas para endurecer.
- LINGUADO COM ALHO PORÓ E LARANJAS - Serve 2 refeições que devem ser acompanhadas de uma salada verde crua ou brócolis cozidos no vapor.
Ingredientes: 270 g de linguado (2 filés de pescada, namorado ou bacalhau fresco) / 3 talos de alho poró cortados em rodelas / 1 xícara de suco de laranja / 1 laranja em gomos sem a pele / 2 colheres de chá de azeite de oliva / 1 tomate fatiado / folhas de louro quebradas / sal marinho / pimenta e ramos de salsinha.
Preparo: Forre uma forma refratária com o alho poró fatiado e tempere com o sal e a pimenta. Salpique o azeite e arrume os filés por cima. Despeje o suco mais as folhas de louro, as rodelas de tomate e cubra com papel alumínio. Asse 15 minutos em forno convencional a 230ºC (evite o forno microondas). Descanse 2 minutos. Sirva coberto com o molho do cozimento. Decore com rodelas de alho poro, os gomos de laranja e salsinha.
- NHOQUE DE ABÓBORA (poderá ser também de cará, inhame, mandioquinha ou mandioca) - Serve 4 refeições balanceadas.
Ingredientes Massa: 3 xícaras de chá de moranga japonesa cozida, muito bem escorrida e amassada / 1 ovo inteiro / 2 colheres de chá de azeite de oliva / ½ xícara de farinha de trigo branca / 1 xícara de farinha de trigo integral / 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado / 4 colheres de sopa de coalhada seca (sem o soro) / sal marinho a gosto / 3 litros de água fervente para o cozimento.
Ingredientes Molho: 1 kg de tomate maduro sem pele e sem sementes / 100 gramas de cebola / ½ maço de manjericão / pimenta vermelha e sal a gosto / 1 colher de chá de azeite de oliva.
Preparo Massa: Junte todos os ingredientes do nhoque e misture delicadamente, sem mexer muito ou a massa ficará muito melada. Use um saco plástico (pode ser o da própria farinha de trigo) como um saco de confeiteiro, com um dos lados do fundo cortado na largura do nhoque. Encha com a massa e vá apertando e cortando os nhoques sobre a panela com a água fervente. Assim que subirem à superfície retire-os com uma escumadeira. Sirva com o molho. Cada ½ xícara de nhoque serve 1 porção básica de carboidrato. Acompanhar com 1 filé de peito de frango grelhado ou uma receita de proteína de sua preferência.
Preparo Molho: Lave os tomates, corte em oito, tire as sementes e cozinhe em um pouco de água até ficarem macios. Numa panela antiaderente, refogue a cebola picada com um pouco de água. Acrescente o tomate e deixe apurar. Quando estiver quase pronto acrescente a pimenta, o sal, o azeite e o manjericão. Por fim bata tudo no liquidificador para obter um molho cremoso e homogêneo.
- SALADA DE MACARRÃO INTEGRAL BALANCEADA - Serve 3 refeições balanceadas.
Ingredientes: 1 xícara de macarrão integral tipo parafuso cozido em água e sal a gosto / 1 xícara de grão de bico cozido com a pele em água e sal / 1 pacote de Kani desfiado ou cortado em fatias finas / 1 xícara de cogumelo fatiado cru / 1 xícara de salsa e cebolinha picados / 27 azeitonas descaroçadas e picadas.
Ingredientes do molho: 1 xícara de iogurte natural desnatado / suco de 1 limão / 1 dente de alho / ½ cebola / 1 colher de sopa de molho inglês / folhas de manjericão e sal marinho a gosto. Observação: este molho tempera saladas e legumes cozidos. Você pode acrescentar outros ingredientes, como gengibre, conforme sua criatividade.
Preparo: Misture todos os ingredientes da salada e tempere com o molho a gosto.
Receitas de massagem
* Pernas - Desintoxicante: 4-5 colheres de sopa de óleo de girassol (60 ml) + 9 gotas de óleo essencial de limão + 6 gotas de óleo essencial de funcho doce + 3 gotas de óleo essencial de capim limão. Misturar tudo em frasco escuro e aplicar à noite massageando pernas, pés e glúteos. Sua função é ativar a circulação periférica e evitar pernas pesadas, varizes, celulite e inchaços.
* Abdome e hemorróidas – Regenerador celular: 4-5 colheres de sopa de óleo de calêndula (60 ml) + 12 gotas de óleo essencial de tea-tree + 12 gotas de óleo essencial de lavanda francesa. Misturar tudo em frasco escuro e aplicar várias vezes ao longo do dia e à noite massageando com movimentos delicados e circulares todo o abdome. Este óleo é indicado para tratar a pele da barriga da gestante evitando que forme estrias, manchas e alergias de contato.
Existe grande chance da gestante desenvolver problemas de hemorróidas durante e após o parto. Neste caso a medida preventiva é usar este óleo no ânus após todas as evacuações. Assim, pingar 3-4 gotas no dedo indicador e aplicar no local, previamente lavado e seco.


By: Somostodosum

quinta-feira, 29 de março de 2012

**Como preparar seu bolso para o quarto do bebê**


Poupar desde a descoberta da gravidez é a melhor saída para contornar os gastos, além de pechinchar e reaproveitar os acessórios do irmão mais velho ou de filhos de amigos
Depois de nove meses no conforto da barriga da mamãe, o que os pais querem para seu filho é que ele tenha a mesma sensação no quarto reservado para ele. Pode parecer fácil montar o novo cantinho da casa, mas é preciso botar na ponta do lápis tudo o que será necessário para compor o ambiente sem gastos desnecessários, principalmente numa época em que é preciso poupar bastante. Para isso, vale criar uma planilha para organizar tudo o que será preciso - e seus valores - para não perder o foco.

Organização para não se perder
Inicialmente, o casal deve pesquisar os objetos básicos de um quarto de bebê como berço,poltrona de amamentação, armário e cômoda em, pelo menos, três estabelecimentos diferentes até encontrar o melhor preço. Essa brincadeira sai, em média, 4.000 reais. O valor vai depender, é claro, do modelo de cada objeto e o que mais os pais pretendem comprar para decorar o quarto. Principalmente os pais de primeira viagem querem dar o melhor para seus filhos - o que nem sempre significa o mais caro.

Em alguns casos, é necessária também uma pequena reforma, o que acrescenta cerca de 1.000 reais para a pintura e até 800 reais para a substituição de um carpete, caso haja, para um piso de madeira. “É preciso levar em conta a durabilidade cada móvel comprado para não gastar desnecessariamente”, diz Celina Ramalho, diretora da Semear Consultoria e Treinamento e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) de São Paulo. "Uma poltrona de amamentação, por exemplo, pode ser incorporada à mobília da casa depois de perder sua função inicial."Para o consultor financeiro, Marcos Silvestre, da Silvestre Educacional, o planejamento ideal deve começar o quanto antes. “O recomendável é que, dois anos antes da gravidez, o casal faça uma poupança mensal equivalente a 20% da sua renda. Após esse período, o casal poderá contar com uma quantia suficiente para cuidar de uma criança no primeiro ano de vida”, diz. “Com o planejamento financeiro em plena execução, o casal ainda tem o poder de ter o dinheiro poupado nas mãos para negociar e comprar à vista e com desconto, evitando o parcelamento que sempre acarreta em pagamento de juros desnecessários.” O que puder ser comprado em grandes quantidades, ao estilo "atacado", pode representar uma economia bastante significativa para o bolso dos pais.

Compre aos poucos
Em alguns casos a chegada do bebê é uma surpresa para o casal. A saída é também poupar assim que a gravidez for descoberta. Quem consegue se organizar melhor e comprar aos poucos peças neutras e de uso mais geral no momento em que decide ter o filho, ou seja, antes mesmo da gravidez, melhor ainda. “As compras devem se concentrar no período até, no máximo, o sexto mês, quando ter de percorrer as lojas abarrotadas para montar o quartinho da criança e o enxoval do bebê pode ser desconfortável para a futura mãe”, diz Silvestre. Para os casais que tem condições de viajar para o exterior, Augusto Sabóia, planejador financeiro familiar da Sabóia Advisors, indica: “Comprar todo o enxoval fora do país pode resultar numa economia de até 80%”.

Reproveite o que puder
Para os casais que já tem filhos, uma valiosa dica é o reaproveitamento. “Muita coisa do irmão mais velho foi usada apenas uma vez, então vale guardar”, diz Sabóia. “Fale também com amigos para comprar carrinhos e outros objetos que utilizaram.” O reaproveitamento não vale apenas para o enxoval ou móveis do irmão mais velho. Uma saída divertida é buscar em brechós uma mobília nova para o bebê. Com uma passada de tinta, o casal fica com um móvel novo e, no mínimo, pela metade do preço de um novo.


Mais barato
Adriana Bellão, arquiteta e designer de interiores, aconselha procurar coleções passadas, que podem sair até pela metade do preço. No caso da mobília, geralmente é no início do ano que as lojas entram em liquidação. É válido comprar uma boa quantidade de móveis no mesmo lugar e pagar à vista para conseguir um bom desconto.

Cuidado com as lojas que tentam vender kits com berço, cômoda e colchas, por exemplo. “Em vez de sair mais barato pelo pacote, o preço é mais alto do que montar o próprio kit. E também fica muito mais bonito e divertido ter objetos mais variados para dar um toque de personalização”, recomenda Adriana.

Um objeto sempre presente é o papel de parede para decorar o quarto do bebê. Nesse caso, vale procurar em homes centers em vez de lugares especializados. A quantidade será menor, mas o preço valerá a pena e a qualidade é a mesma. Um rolo de 5m2 mais a colocação em uma loja tradicional sai por volta de 300 reais. No home center o preço cai pela metade.

Chá de bebê à seu favor
Celebrar a chegada de um novo membro da família já é tradição. Além disso, é uma ótima forma de economizar. É no chá de bebê que o casal ganha muitos presentes para o filho. “Conheço casais que conseguiram economizar oito meses de fraldas com apenas o que ganharam neste dia”, diz Silvestre. Nada desprezável, se colocarmos, na ponta do lápis, o custo médio de um pacote, por volta de 30 reais, com 30 unidades e um consumo aproximado em torno de 160 fraldas por mês, o que dá uma economia nesses oito meses de até 1.500 reais. É também nessa ocasião que o casal ganha a maior parte das roupas do bebê. A consultora Celina Ramalho dá a dica: “Preste atenção se vier muita roupa do mesmo tamanho. Neste caso vale trocar por uma para o bebê usar quando crescer”.  
 By: Bebe.abril

**Mitos e verdades sobre Bebês**

>> Bebês não podem tomar chá?    Mito. Esta afirmativa é verdadeira quando a criança está em aleitamento materno até o sexto mês de vida. Nesse caso, deve-se evitar a ingestão de chás, pois podem prejudicar as mamadas e a absorção de ferro. Os chás devem ser preparados em infusão e sem adição de açúcar. O chá preto e o mate devem ser evitados por conterem cafeína.


>> Até que o umbigo caia é necessário tapa-lo? MITO , essa área deve ser feita com alcool . O umbigo costuma secar na primeira semana de vida e cair após oito , nove , dez dias . Manter essa área sempre limpa e seca auxilia no processo de cicatrização. Por isso é preferivel que deixe para fora da fralda . Importante destacar que o coto umbilical não dói.


>> Virar o bebê de cabeça para baixo diminui a cólica ? Não é nem MITO , e nem VERDADE . A cólica costuma aparecer nos três primeiros mêses de vida , os pais ansiosos e querendo acabar com a dor do bebê coloca fraldas aquecidas ou colocam a criança de bruços sobre o colo ou a mão dos familiares. Nenhuma dessas iniciativas mostrou-se eficaz aos estudos realizados , mais é preferivel sua utilização ao uso de medicamentos que não têm eficácia comprovada e podem causar efeitos colaterais na criança. 


>> Lã na testa faz o soluço passar?   MITO . Os soluços assim como os espirros são frequentes nos bebês , e ocorrem na mudança de temperatura como no banho ou ao mudar de fralda . Os soluços não doem e pode ser aliviados colocando a criança no seio para amamentar ou simplesmente acalentando-a.


>> A alimentação da mãe pode interferir nas cólicas do bebê? VERDADE . Primeiro é preciso deixar claro que a mãe não precisar fazer nenhuma dieta , apenas evitar o consumo de café ou chocolate (considera-se excessivo o consumo de mais de 450g/dia). 


>> Recém-Nascidos sentem muito frio e devem estar sempre muito agasalhados ? MITO . Agasalhar demais os bebês pode provocar hipertermia.

segunda-feira, 26 de março de 2012

**Teste para descobrir o sexo do bebê**


A curiosidade sobre o sexo do bebê deixa as futuras mamães ansiosas antes de completar as 16 semanas de gestação, quando o ultrassom detecta se o seu bebê é menino ou menina. Que tal matar a curiosidade com o teste abaixo? (Atenção: este teste  não possui um embasamento científico.)
Responda as perguntas a seguir e anote as respostas em um papel:
a) Sinto que estou carregando o peso extra:
1. Para frente
2. Em torno dos quadris para trás
b) Os pelos da minha perna estão crescendo:
1. Mais rápido do que antes de engravidar
2. O mesmo de antes de engravidar
c) Sinto que estou carregando o meu bebê:
1. Para cima
2. Para baixo
d) Eu durmo na minha cama com o travesseiro para:
1. O norte
2. O sul
e) Sinto meus pés estão:
1. Mais frios do que antes de engravidar
2. O mesmo de antes de engravidar

sexo do bebe Teste para descobrir o sexo do seu bebê
Como descobrir se o seu bebê é menino ou menina?

f) Eu:
1. Não quero comer a casca do pão.
2. Prefiro comer a casca.
g) O papai está:
1. Ganhando peso junto comigo.
2. Não está ganhando peso junto comigo.
h) A cor do cabelo da minha mãe é:
1. Grisalho
2. Natural ou pintado.

i) Me sinto enjoada na parte da manhã:

1. Sim
2. Não
j) Meu visual está:
1. Ótimo mesmo com a gravidez
2. Não está muito bom
k) Na gravidez meu comportamento tem sido:
1. Muito dramático
2. Não muito dramático
l) Sua idade na concepção:____
m) O mês em que ocorreu a concepção foi: __________________
n) Segure um fio com uma agulha em cima de sua barriga. O movimento que faz é:
1. Em círculos
2. Para frente e para trás
o) Minha urina está:
1. Mais luminosa com um tom mais claro de amarelo
2. Amarelo escuro
p) Tenho tido desejos de:
1. Doces
2. Salgados e cítricos
q) Meu nariz:
1. Alargou durante a gravidez
2. Permanece o mesmo
r) Eu tenho preferido comer:
1. Carnes e queijos
2. Frutas
s) O coração do bebê bate:
1. Mais de 140 bpm
2. 140 bpm ou menos
t) Eu:
1. Não quero suco de laranja
2. Quero tomar suco de laranja todos os dias
u) Eu tenho dor de cabeça
1. Sim
2. Não
w) Minha barriga se parece:
1. com uma melancia
2. com uma bola de basquete
v) Se alguém pedir para ver suas mãos você:
1. Mostra com a palma virada para cima
2. Mostra com a palma virada para baixo
y) Como você pega a xícara?
1. Pela asa
2. Pelo corpo da xícara
x) Estou em relação ao meu marido:
1. Muito apegada
2. O mesmo do que antes da gravidez ou menos
z) A sua pele está:
1. Mais limpa
2. Cheia de espinhas


Com as perguntas acima respondidas, vamos conferir as respostas:

Estou carregando o peso extra:
1. Para frente (menino)
2. Em torno dos quadris para trás (menina)
Os pelos da minha perna estão crescendo:
1. Mais rápido do que antes de engravidar (menino)
2. O mesmo de antes de engravidar (menina)
Eu estou carregando o meu bebê:
1. Para cima (menina)
2. Para baixo (menino)
Eu durmo na minha cama com o travesseiro para:
1. O norte (menino)
2. O sul (menina)
Meus pés estão:
1. Mais frios do que antes de engravidar (menino)
2. O mesmo de antes de engravidar (menina)
Eu:
1. Estou recusando a comer a casca do pão. (menina)
2. Prefiro comer a casca. (menino)
O papai está:
1. Ganhando peso junto comigo. (menino)
2. Não está ganhando peso junto comigo. (menina)
A cor do cabelo da minha mãe é: 
1. Grisalho (menino)
2. Natural ou pintado (menina)
Me sinto enjoada na parte da manhã:
1. Sim (menina)
2. Não (menino)
Meu visual está:
1. Ótimo mesmo com a gravidez (menino)
2. Não está muito bom (menina)
Durante a minha gravidez meu comportamento tem sido:
1. Muito dramático (menina)
2. Não muito dramático (menino)
Minha idade na concepção era: ___
O mês em que ocorreu a concepção foi: __________________ ( a soma destes dois números se ímpares será menina e se par será menino)
Segure um fio com uma agulha em cima de sua barriga. O movimento que faz é:
1. Em círculos (menino)
2. Para frente e para trás (menina)
Minha urina está:
1. Mais luminosa com um tom néon de amarelo (menino)
2. Amarelo pálido (menina)
Tenho tido desejos de:
1. Doces (menina)
2. Salgados e cítricos (menino)
Meu nariz:
1. Alargou durante a gravidez (menino)
2. Permanece o mesmo (menina)
Eu tenho preferido comer:
1. Carnes e queijos (menino)
2. Frutas (menina)
O coração do bebê bate:
1. Mais de 140 bpm (menina)
2. 140 bpm ou menos (menino)

Sua vontade em relação ao suco de laranja:

1. Não quer suco de laranja (menino)
2. Tem que tomar todos os dias (menina)
Eu venho tendo dor de cabeça
1. Sim (menino)
2. Não (menina)
Minha barriga se parece:
1. Com uma melancia (menina)
2. Com uma bola de basquete (menino)
Se alguém te pedir para ver suas mãos você:
1. Mostra com a palma virada para cima (menina)
2. Mostra com a palma virada para baixo (menino)
Como você pega a xícara?
1. Pela asa (menino)
2. Pelo corpo da xícara (menina)
Estou em relação ao meu marido:
1. Muito apegada (menina)
2. O mesmo do que antes da gravidez ou menos (menino)
A sua pele está:
1. Mais limpa (menino)
2. Cheia de espinhas (menina)
A maior soma de respostas iguais (menino ou menina) corresponde ao sexo do seu bebê. Um exemplo: em um total de 26 perguntas, digamos que o resultado fosse 15 meninos e 11 meninas, isso quer dizer que você está esperando um MENINO.