**Visualizações**

quinta-feira, 29 de março de 2012

**Mitos e verdades sobre Bebês**

>> Bebês não podem tomar chá?    Mito. Esta afirmativa é verdadeira quando a criança está em aleitamento materno até o sexto mês de vida. Nesse caso, deve-se evitar a ingestão de chás, pois podem prejudicar as mamadas e a absorção de ferro. Os chás devem ser preparados em infusão e sem adição de açúcar. O chá preto e o mate devem ser evitados por conterem cafeína.


>> Até que o umbigo caia é necessário tapa-lo? MITO , essa área deve ser feita com alcool . O umbigo costuma secar na primeira semana de vida e cair após oito , nove , dez dias . Manter essa área sempre limpa e seca auxilia no processo de cicatrização. Por isso é preferivel que deixe para fora da fralda . Importante destacar que o coto umbilical não dói.


>> Virar o bebê de cabeça para baixo diminui a cólica ? Não é nem MITO , e nem VERDADE . A cólica costuma aparecer nos três primeiros mêses de vida , os pais ansiosos e querendo acabar com a dor do bebê coloca fraldas aquecidas ou colocam a criança de bruços sobre o colo ou a mão dos familiares. Nenhuma dessas iniciativas mostrou-se eficaz aos estudos realizados , mais é preferivel sua utilização ao uso de medicamentos que não têm eficácia comprovada e podem causar efeitos colaterais na criança. 


>> Lã na testa faz o soluço passar?   MITO . Os soluços assim como os espirros são frequentes nos bebês , e ocorrem na mudança de temperatura como no banho ou ao mudar de fralda . Os soluços não doem e pode ser aliviados colocando a criança no seio para amamentar ou simplesmente acalentando-a.


>> A alimentação da mãe pode interferir nas cólicas do bebê? VERDADE . Primeiro é preciso deixar claro que a mãe não precisar fazer nenhuma dieta , apenas evitar o consumo de café ou chocolate (considera-se excessivo o consumo de mais de 450g/dia). 


>> Recém-Nascidos sentem muito frio e devem estar sempre muito agasalhados ? MITO . Agasalhar demais os bebês pode provocar hipertermia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário